PRESENTE CONSCIENTE
Em parceria com mineradoras e fornecedores de ouro responsáveis, a Epiphanie honra sua conexão com a terra.
Nos últimos anos, a sustentabilidade se tornou pré-requisito na indústria da moda e, no universo da joalheria, não é diferente. Para a Epiphanie, a conexão com a terra é um pilar essencial e, por isso, tem investido cada vez mais em melhores práticas na sua rede de fornecimento, no uso de materiais e no incentivo do upcycling através de ações especiais.
Periodicamente, a marca tem estimulado o reuso através de uma ação onde clientes são convidadas a levar peças que não usam mais ao showroom, para um ourives efetuar testes de pureza no metal e reverter o valor (de acordo com o peso e pureza) para a compra de uma nova joia Epiphanie. A partir daí o ouro é purificado – através da fusão em temperatura elevada, o material é separado dos outros metais que compõem a liga –, e retorna ao ateliê para entrar no processo de fabricação de uma nova joia.
Além disso, a joalheria é parceira de mineradoras responsáveis, entre elas a Brazil Paraiba Mine, Belmont Emeralds e Cruzeiro Mine - todas empresas brasileiras e fornecedoras de rubelitas, esmeraldas e turmalinas paraíba, respectivamente. As três também compartilham a dedicação às boas práticas sociais e ambientais, como se preocupar com o bem-estar e saúde dos mineradores, oferecendo salários justos, expedientes com horários corretos, benefícios e treinamentos de capacitação.
O processo de lapidação também é uma preocupação importante das mineradoras e nas três empresas, os funcionários aprendem técnicas internamente. Além do trabalho de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, elas dão um destino ao material não precioso que é extraído. Tudo para que a joalheria siga criando com transparência e olhar constante para a sustentabilidade.